quinta-feira, 30 de maio de 2013

[Sub9] - Encontros Distritais AF Santarém, 25 de maio, Rio Maior

Continuando a segunda volta do Campeonato Distrital de Traquinas, a tarde do último sábado, quente mas propicia para a prática, reuniu as várias equipas participadoras no campo de jogos de Rio Maior, colocando a nossa equipa em confronto com o Grupo Desportivo Coruchense, Grupo Desportivo Pontével e Sport Clube Desportos Glória.

Conforme as regras e formalidade deste tipo de campeonato, os nossos alunos estiveram em jogo na estrutura a que mais estão habituados, Gr+4x4+Gr, realizando jogos de 30 minutos divididos em duas partes, o que proporcionou, já tendo em conta a benéfica e necessária rotação de jogadores, cerca de 40 minutos de prática efetiva em situação de jogo. A este nível, e tendo em conta a progressiva evolução e especialização, as oportunidades de usufruir de oportunidades nas varias posições, apresenta-se nesta etapa, uma das oportunidades ao longo da sua preparação.

Quanto aos jogos propriamente ditos e a prestação dos nossos jovens em jogo, o balanço foi muito positivo. Mais que os resultados, o nível de jogo demonstrado possibilitou retirar algumas ilações, que apesar de negativas em alguns casos, foram na maioria positivas. Nesta lógica, e depois de um primeiro jogo, o mais difícil e em que a equipa teve alguma dificuldade em momentos de 1x1, transição para o ataque, e concentração no processo defensivo, destaca-se um maior controlo nas saídas de bola do adversário e aproximação rápida ao portador da bola, evitando assim um maior número de remates. Seguidamente, e resolvendo os problemas do primeiro jogo, o segundo e terceiro, apresentaram transições rápidas em contra-ataque, um processo defensivo com uma notável evolução ao nível das coberturas, o que resultou num maior número de recuperações longe da nossa baliza e uma maior circulação de bola. Destaca-se ainda em todos os jogos um aumento de coberturas ofensivas, proporcionando desmarcações em apoio e uma manutenção da posse de bola com maior qualidade.

A tarde contou com a alegria e participação dos alunos Francisco Faria, Francisco Ferreira, Guilherme Martins, Henrique Ranhola, Miguel Dias, Miguel Granada, Rodrigo Fradique e Daniel Neves, Pedro Vicêncio e Miguel Travassos.

Os pais, como é habito, demonstraram um comportamento exemplar, participativo, motivador, reflectindo nos seus campeões, juntamente com competências tanto sociais como de aprendizagem, um acompanhamento e reforço que trás para os jovens valores positivos pela importância que saudavelmente atribuem aos seus pais.

A todos os Parabéns!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

[Sub9] - Encontro Distrital AFSantarém de 18 de maio 2013, em Marinhais

Iniciando a segunda volta do Campeonato Distrital de Traquinas, a tarde do sábado dia 18, quente mas propicia para a prática, reuniu as várias equipas no campo de jogos de Marinhais, colocando a nossa equipa em confronto com a equipa da casa, Associação Desportiva Fazendense e Núcleo Sportinguista de Rio Maior.

Já mais habituados à formalidade que este tipo de campeonato exige, os nossos alunos na estrutura habitual de Gr+4x4+Gr, com jogos de 30 minutos divididos em duas partes, usufruíram de experiências diversas, nas várias posições em campo e diante os três resultados possíveis, resultados estes que ditaram também eles os resultados dos jogos realizados. Dentro desta rotação e variedade os nossos jovens dispuseram de cerca de 35 minutos de prática efetiva em situação de jogo.

Assim, experienciando jogos com elevado grau de equilíbrio entre equipas (onde nunca se verificou a diferença de mais de um golo), os nossos jovens apresentaram por um lado elevados graus de concentração, contudo, por outro, alguma passividade e falta agressividade em situações de 1x1 e saídas rápidas perante a bola em momentos de contenção. Verificando a evolução ao nível da circulação de bola já demonstrada nos últimos jogos, esta foi visível principalmente no sector ofensivo, levando assim a várias oportunidades de finalização nos três jogos. É ainda de salientar a evolução da resposta posicional a situações de remate em saída de bola ou livres e pontapés de baliza em momentos de marcação individual por parte dos jogadores adversários.

A tarde contou com a empenhada participação dos alunos Francisco Faria, Francisco Ferreira, Guilherme Martins, Henrique Ricca, Henrique Ranhola, Miguel Dias, Miguel Granada, Rodrigo Fradique e Daniel Neves e Miguel Travassos.

Mantendo o comportamento exemplar, participação saudável e motivadora, a presença dos pais continua ser mais um ponto de revelo positivo nas atividades dos seus campeões. Desta vez, com a particularidade do aniversário de um dos nossos alunos, Miguel Granada, que, depois de jogar, conviver com os seus companheiros, ouvir ser cantado os parabéns e deliciado com um bolo de aniversário, se despediu dizendo que o seu dia perfeito de aniversário é estar com os amigos e família!

A todos os Parabéns!

domingo, 26 de maio de 2013

[Sub10] - Vencedor do Torneio do Futuro, Alenquer

A nossa turma de 2003/2004 venceu o Torneio do Futuro, um evento organizado pelo Sport Alenquer e Benfica, com a final a ter lugar no passado sábado, 25 de maio, em Alenquer.

Após as jornadas de apuramento, em que vencemos os adversários que nos couberam em sorteio, foi reservada para a tarde deste sábado a final do torneio perante a equipa da UDV, de Vila Franca de Xira.

Os nossos craques entraram determinados a trazer o troféu da melhor equipa para o nosso portfólio e assim aconteceu. Num jogo sempre pressionante sobre o adversário quando não tínhamos a posse de bola, o ritmo do encontro desde o início foi determinado pelos nossos alunos.

Com jogadas de futebol coletivo, envolvendo a totalidade dos elementos da equipa, íamos "enconstando" o adversário ao seu reduto defensivo.

Não obstante alguns momentos de ligeira desconcentração táctica, principalmente no processo defensivo, os nossos craques foram levando o ritmo de jogo de acordo com as necessidades.

No final, com um resultado de 5-2, conseguimos o objectivo de vencer um torneio que envolveu 10 equipas. 

Em paralelo com o desempenho coletivo, o principal objetivo, foi também importante a obtenção do prémio individual de "most value player" para o nosso jogador João Daniel Almeida que, em paralelo com um jogador do Alenquer, tiveram o maior número de votos para melhor jogador do torneio. Parabéns, João Daniel que, com o apoio da equipa, conseguiste um prémio de relevo.

Para todo este sucesso contribuíram, como é hábito, os incentivos e o apoio logístico dos pais dos alunos. Todos, em conjunto, estão de parabéns!!

Participaram nesta atividade os nossos alunos Bernardo Sousa, Pedro Sousa, João Daniel Almeida, Leandro Rodrigues, Diogo Rodrigues, Bruno Sousa, Alexandre Abrantes e Tomás Vieira.















sexta-feira, 24 de maio de 2013

[Aniversário] - Parabéns, Gonçalo Diogo!!

O nosso aluno Gonçalo Diogo faz hoje anos.

O Sporting e a Academia Sporting Barrosa-Benavente desejam-te um excelente dia de aniversário! E, já agora, um abraço ao pai que também faz anos hoje.

Parabéns, campeão!!








segunda-feira, 20 de maio de 2013

[Ex-alunos] - Carlitos e João Nicolau

Os nossos ex-alunos Carlos Bacalhau e João Nicolau, a jogar no SL Cartaxo, que disputaram o campeonato nacional de Iniciados, participaram com a equipa no Torneio Olivais Sul e venceram a competição na final por 2-1 ao GS Loures.

Para além do prémio coletivo, os nossos ex-alunos arrecadaram os troféus de Guarda-Redes menos batido (João Nicolau) e Melhor jogador do Torneio (Carlitos).

Parabéns a ambos e continuem a trabalhar diariamente nos treinos para melhorar cada vez mais.






domingo, 19 de maio de 2013

[Agenda] - junho 2013

Aí está a agenda do mês de junho.

Para finalizar a época 2012/2013, vamos levar a cabo torneios todos os sábados:

  • dia 1 - sub13
  • dia 8 - sub10
  • dia 15 - sub12
  • dia 22 - sub7 e sub9
No último domingo, a festa de encerramento com todos os nossos alunos, pais, familiares e amigos para um dia divertido e acompanhado de muito futebol, muitas diversões e porco no espeto.

Pelo meio, vários torneios em que vamos participar.


sábado, 18 de maio de 2013

[Aniversário] - Parabéns Miguel Granada

Hoje é dia de aniversário do nosso aluno Miguel Granada.

O Sporting e a Academia Sporting Barrosa-Benavente desejam-te um excelente dia de aniversário.

Parabéns, campeão!!!










quinta-feira, 16 de maio de 2013

[Torneios EAS Verão 2013] - troféus

Estes são os troféus para os vários torneios que a nossa Academia vai realizar durante o mês de junho:

  • 1 junho - Sub13
  • 8 junho - Sub10
  • 15 junho - Sub12
  • 22 junho - Sub7 e Sub9
Troféus LCR Data

[Sub7] - Encontro CDR Arrudense

No passado dia 11 de Maio, os nossos meninos deslocaram-se a Arruda dos Vinhos para participar numa atividade organizada pelo clube local, o Arrudense.

Uma tarde bastante agradável com a participação de muitos jovens, onde os nossos alunos nascidos entre 2006 e 2009, puderam demonstrar as suas qualidades futebolísticas e prazer pelo jogo.

Os nossos alunos foram divididos em 2 grupos, onde puderam jogar sob a forma de 2 x 2 e também GR + 4 x 4 + GR, perante as equipas Geração Benfica de Alverca e CRD Arrudense.

Foi com muita alegria que estes jovens atletas se aplicaram em todos os jogos, com o apoio incondicional dos seus pais.

Parabéns aos nossos alunos: Bruno Guerreiro, Francisco Pereira, Miguel Moleiro, Vasco Ferreira, Miguel António, Tiago Alvito e Tomás Andrónico e aos seus pais pela ajuda indispensável na formação destes jovens.

terça-feira, 14 de maio de 2013

[Sub9] - Campeonato Distrital Traquinas AFSantarém


Dando lugar as últimas três jornadas da primeira volta do Campeonato Distrital de Traquinas, a tarde do último sábado, calorosa mas agradável para a prática, reuniu desta vez as várias equipas no Estádio Municipal Prof. José Peseiro, em Coruche, colocando a nossa equipa em confronto com o Sport Lisboa e Cartaxo, a Associação Recreativa do Porto Alto e o União Futebol Clube de Almeirim.

Já mais habituados à formalidade que este tipo de encontros exige, os nossos alunos, na estrutura habitual de Gr+4x4+Gr, com jogos de 30 minutos divididos em duas partes, usufruíram de experiências diversas, onde, incorporando momentos menos positivos em termos de resultados como diferenciação em relação ao insucesso e aos conceitos que nestas idades se tornam importantes consolidar de forma saudável, os nossos campeões fizeram-no junto da sua equipa, em que apesar de difícil em alguns momentos se torna uma necessidade. Assim, a união e convívio foram visíveis e saudáveis, mantendo o comportamento exemplar que apenas por momentos, alguns pela inquietante vontade de jogar, não se fez sentir. A tarde contou deste modo com a alegre participação dos alunos Francisco Faria, Francisco Ferreira, Guilherme Martins, Henrique Ricca, Henrique Ranhola, Miguel Dias, Pedro Vicêncio, Rodrigo Fradique e Daniel Neves.

Vivenciando jogos com elevado grau de equilíbrio entre as equipas, com relativa superioridade qualitativa das equipas em atividade nos primeiros dois jogos, o que se fez sentir negativamente nos resultados (ainda que de uma forma ligeira), este não foi motivo de menor qualidade da nossa parte, potencializando nos jogos conteúdos provenientes do processo de aprendizagem com evidente evolução relativamente aos comportamentos coletivos de transição ofensiva e adequados níveis de circulação de bola. O terceiro jogo, devido a forma excessivamente focalizada na finalização a todo o custo por parte da equipa em atividade, conduziu a que o nosso jogo não apresenta-se a qualidade dos jogos anteriores. Salientando contudo a maior posse de bola, o que não resultou em mais golos devido a elevadas lacunas na fase de finalização.

Potenciadas que são estas as idades e em que a plasticidade neuronal e assim de aquisição de comportamentos motores que irão no futuro emergir nos nossos jovens comportamentos o mais adequados possíveis as diversas situações de jogo, com especificidade nos constrangimentos do mesmo, estas são assim idades de experiências variadas, posicional e emocionalmente, sendo que o ambiente competitivo, a aprendizagem em jogo, não pode estar fora desta variedade a vivenciar. Para tal é preciso, desejável e pedagógico que todos alunos, de forma equitativa (aproximadamente 30 minutos de tempo efetivo de prática) e sobretudo adequada às suas potencialidades dentro do que é uma equipa e uma performance global, praticar e errar para que possa evoluir como atleta e jovem. Neste processo, os pais estão certamente dentro e ativamente presentes. Para os pais dos nossos campeões esta é uma realidade inerente e saudável, dando apoio e motivação de forma incansável e extremamente positiva.

A todos os Parabéns!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

[Estádio de Alvalade] - domingo, 19 de maio

No próximo domingo, vamos pisar o palco de todos os sonhos.

A partir das 17 horas, os nossos alunos com anos de nascimento entre 2002 e 2008 vão poder pisar o relvado do Estádio de Alvalade e jogar com outros das EAS Turcifal e Póvoa de Santa Iria.

A logística dos campos vai ser assim:


O ano passado foi assim:



[Sub11] - Vencedor Torneio Ascensão Chamusca 2013

No domingo 12 de maio, a nossa turma de Sub11 foi até à Chamusca para disputar o Torneio Ascensão Chamusca 2013, tendo vencido a final do Torneio após as marcações de grandes penalidades frente à equipa da casa, a União Desportiva da Chamusca.

Dando resposta ao convite que nos foi endereçado pelo União Desportiva da Chamusca, os nossos alunos Sub11 foram disputar o torneio quadrangular organizado pelo UD Chamusca e que colocou em competição, para além da nossa Academia e da equipa da casa, o Sport Abrantes e Benfica e a Escola de Futebol de Tomar.

Para alguns dos nossos alunos foi uma experiência nova que permitiu dar seguimento ao processo de aprendizagem que temos levado a cabo ao longo da época.

Num formato de 2 jogos de apuramento e 2 jogos para definição da classificação final, jogámos o acesso à final com o Sport Abrantes e Benfica. Os nossos alunos entraram em campo com um sentido de responsabilidade exemplar e a corresponder na íntegra às indicações técnico-táticas do mister Pedro Brandão, privilegiando a circulação de bola com elevada intensidade, com transições rápidas pelos corredores e focando o jogo coletivo, procurando formalizar o passe após 2/3 toques. Com boas jogadas coletivas e, a espaços, com rasgos individuais de qualidade superior, a nossa equipa conseguiu levar a melhor e garantir o acesso à final.

Após um período de descanso para assistir à discussão do 3º e 4º lugares, com o jogo entre o Sport Abrantes e Benfica e a Escola de Futebol de Tomar, fomos para a final do torneio da Chamusca com uma única intenção: brindar os pais dos nossos alunos com a conquista do troféu maior da prova e, dessa forma, compensá-los pelas horas de espera e deslocação efetuada até à cidade da Chamusca.

Com uma entrada forte, cumprindo tudo o que havia sido pedido na preparação do jogo, a nossa equipa chegou aos 2-0, contudo, refletindo o calor abrasador que se fazia sentir e a hora tardia a que a mesma final se disputou, fazendo-se também valer da maior estatura física, a equipa do UD Chamusca conseguiu empatar mesmo em cima do minuto final do jogo, remetendo a decisão do Torneio para a marcação das grandes penalidades.

No final desta "decisão de lotaria", fomos mais felizes e conseguimos concretizar os 5 penalties, vencendo pela diferença mínima, por 5-4, já que os postes da baliza foram nossos amigos ao não permitir que, após um desvio subtil do nosso guarda-redes, a bola entrasse na marcação do 3º penalty por parte do UD Chamusca.

Não poderíamos ter uma participação num torneio com um nome tão apropriado ("Ascensão") para uma equipa que está em franca ascensão, pelo que estão de parabéns todos quantos participaram direta e indiretamente: atletas e equipa técnica e pais!

Um nota para referenciar a participação do ex-árbitro da primeira Liga, Sr. Fernando Vacas, auxiliar da equipa do árbitro Alder Dante, que contribuiu positivamente para o sucesso do Torneio.

Um segunda nota para destacar o nosso aluno André Rola que foi eleito pelos técnicos das restantes equipas como o melhor jogador do Torneio.

Os nossos parabéns aos nossos alunos que participaram nesta atividade: Bruno Sousa, Miguel Travassos e Diogo Louro, André Cera, Gonçalo Gonçalves, António Moga, Gonçalo Lobito, Rafael marques, Rodrigo Machado, Filipe Martins, Rodrigo Martins e André Rola.













fotos: pais Rodri e Lobito. Obrigado!



nota: por motivos técnicos, não conseguimos mais fotografias, pelo que pedimos aos pais dos nossos alunos que tiraram algumas fotos que no-las façam chegar por mail para benavente@escolasacademiasporting.com. Obrigado.