segunda-feira, 2 de julho de 2012

2011/2012 - Um ano em GRANDE!!

Chegámos ao fim de uma grande época na Academia Sporting Barrosa-Benavente!

Antes de qualquer outra referência, isto só foi possível graças ao EXCELENTE desempenho dos nossos ALUNOS e, naturalmente aos respetivos pais que os acompanharam incondicionalmente neste ano de evolução desportiva. 

Muito obrigado a todos!

Esta foi a 4ª época da nossa Academia. Instalados nos 3 primeiros anos em Samora Correia, no Estádio da Murteira, este ano iniciámos uma nova etapa com a mudança para o campo de jogos da Barrosa. Como é sabido, por motivos de não renovação do contrato de aluguer das instalações por parte da direção (presidente e vice-presidente) do Grupo Desportivo de Samora Correia, tivemos o acolhimento do Sport Clube Barrosense que abraçou este projeto numa parceria que permitiu, entre outras coisas, dinamizar um espaço desportivo que tinha pouca utilização.

Esta foi também a 4ª época em que estivemos inseridos num projeto internacional de super formação em futebol, com metodologias de trabalho emanadas pelo Sporting Clube de Portugal, ampla e fortemente reconhecidas como das melhores do mundo. Parte do reconhecimento desta realidade, que temos a felicidade de pertencer, foi evidente no campeonato da Europa de futebol (que chegou ao fim neste domingo e onde a seleção do nosso país foi afastada nas meias-finais após a marcação de grandes penalidades) com a presença de 10 jogadores (em 23) com formação efetuada no Sporting. Mais nenhum clube de futebol forneceu tantos jogadores a uma seleção com o nosso. Para nós é, naturalmente, motivo de orgulho!

Num ano de enormes dificuldades económico-financeiras para as empresas e, principalmente, para as famílias, a nossa atividade tornou-se mais difícil, contudo, com o empenho, dedicação, resiliência e desempenho dos nossos ALUNOS, concluímos uma época com sucesso.

Desta época, deixamos alguns números:
  • cerca de 170 atividades, um média de 17 atividades por mês
  • os nossos alunos estiveram envolvidos em prática desportiva, para além dos treinos, cerca de 2080 vezes
  • conviveram com cerca de 3500 atletas de outros clubes e outras escolas de futebol
  • nestas atividades presenciaram os nossos alunos cerca de 15 000 pessoas
  • no nosso campo, deslocaram-se cerca de 4080 pessoas para assistir às atividades internas
  • todas estas atividades foram acompanhadas pelos técnicos 296 vezes, uma média de 1.7 técnicos por atividade
  • foram realizados cerca de 370 jogos, num tempo de prática de aproximadamente 11655 minutos, que confere uma média de 31.5 minutos por cada jogo para cada aluno.
  • participamos nos campeonatos da AFSantarém nos escalões sub10, sub11 e sub13
  • participamos em vários torneios tendo obtido em todos os escalões pelo menos 1 vez o título de melhor jogador do Torneio (Leandro Rodrigues (sub9), André Rola (sub10), Zeca Afonso (sub11) e Miguel Vicêncio (sub13))
  • conseguimos em 2 torneios 2 alunos como melhores marcadores (Pipo e Gonçalo Lobito) 
  • participamos na Liga Metlife
  • fomos várias vezes ao Estádio de Alvalade assistir a jogos da equipa principal do Sporting 
  • fomos à Academia Sporting Puma, em Alcochete, participar na Spring Cup
  • tivemos a visita do Camora e dos Anjos
Não obstante as dificuldades que fomos encontrando, chegamos ao fim da época com o sentimento do dever cumprido e com vontade renovada pelos incentivos e manifestações de apreço e satisfação que temos recebido. Desde pais de meninos de vivem fora do nosso raio de ação e que vieram à nossa Academia como prémio ao filho pelo desempenho escolar, até aos comentários que vamos recebendo pelas atividades onde vamos participando que enaltecem o bom trabalho que estamos a fazer, etc., até e principalmente aos PAIS e familiares dos nossos ALUNOS que, quer nas várias colaborações que nos têm brindado, quer nas sugestões e observações que nos têm feito chegar, fazem com que nos sintamos orgulhosos do trabalho realizado! A todos, o nosso MUITO OBRIGADO!

Em paralelo, este percurso iniciado em 1 de setembro de 2011 e os resultados alcançados foram também possíveis graças ao empenho e dedicação do staff técnico e administrativo que connosco trabalharam. Para os treinadores e para a nossa administrativa, o nosso muito obrigado!

Uma referência aos nossos parceiros que contribuiram, também eles, para a formação dos nossos alunos. Muito obrigado à Pastelaria Flor de Benavente, ao restaurante A Torre, no Porto Alto, ao bar do campo, ao pintor Sandro Butes, ao Miguel Benza e à Rádio Iris.

Por último, uma palavra de agradecimento à minha família que se viu privada da minha presença muitas horas durante o ano e que sempre esteve ao meu lado incondicionalmente para me ajudar nesta tarefa. Sem eles, sem o apoio principalmente da minha mulher e do Carlitos, não teria sido possível todo este envolvimento. 

Agora, vamos entrar num período de férias e no início de setembro, cá estaremos para mais uma época na Academia Sporting Barrosa-Benavente - a SUPER FORMAÇÃO EM FUTEBOL!!.

Até lá! BOAS FÉRIAS!

Carlos Bacalhau

2 comentários:

  1. Gostaria de acrescentar que alem de melhores jogadores tivemos também 2 melhores
    Marcadores; Pipo e Gonçalo Lobito.

    Obrigado

    Armando Lobito

    ResponderEliminar
  2. Grande Carlos, continua o bom trabalho. Um abraço

    ResponderEliminar