A Escola Academia Sporting Barrosa-Benavente, como antes Samora Correia, é, para mim, um hobbie que me ocupa todos os meus tempos livres. O convite que me foi feito há 5 anos para abraçar este projeto deixou-me naturalmente entusiasmado por poder fazer parte de um mega-projeto de âmbito internacional e que lidera a formação em futebol, quem sabe, à escala mundial.
É um hobbie que exige, durante os 10 meses de atividade regular e mais, pelo menos, 1 mês de preparação, um envolvimento total e que acarreta, como qualquer atividade onde se tem que tomar muitas decisões por dia, muitas dificuldades, que "rouba" muitas horas à famílía e ao descanso e, o que às vezes me deixa a pensar "para que andas metido nisto??", muitas incompreensões!! Mas gerir pessoas e relacionar-se com pessoas é isso mesmo: gerir diferentes pontos de vista, gerir emoções ...
Contudo, nesta correria diária, há momentos que fazem esquecer todas as dificuldades pelas quais passamos: esses momentos acontecem quando vemos a felicidade dos nossos alunos ao marcarem um golo e quando ouvimos comentários do público, do cidadão comum, dos pais das equipas adversárias, a dizer sobre os nossos meninos: "assim vale a pena", "estes miúdos parecem uns adultos a jogar à bola", "olha p'raquela jogada", "olha p´raquele puto", etc. E isso aconteceu ontem, mais uma vez, num torneio onde estivemos presente*.
É esta a recompensa! É esta a minha recompensa!
Naturalmente que isto é possível ouvir graças à qualidade individual e coletiva dos nossos meninos e ao trabalho de gestão de recursos dos nossos técnicos, pessoas competentes e que dedicam o seu trabalho de ensino em prol dos seus alunos, dos nossos alunos!
Nem sempre tomamos as decisões corretas, mas sempre tomamos as decisões com um único objetivo: a satisfação e a melhoria qualitativa dos nossos meninos.
Agora que nos aproximamos do último quarto da época, vamos continuar a trabalhar nesse sentido, com essa meta de chegarmos ao final de junho e termos a consciência que os nossos alunos são melhores jogadores e também melhores pessoas, melhores filhos e melhores amigos.
Uma palavra para os pais dos nossos alunos que, sem eles, sem o seu envolvimento, não era possível conseguirmos esta dinâmica coletiva. Os constantes incentivos, os apoios no desenvolvimento das nossas atividades e iniciativas, as críticas construtivas, a compreensão por alguns erros que, eventualmente, tenhamos cometido, têm contribuído para que continuemos a nossa tarefa.
A nossa equipa técnica, composta de pessoas competentíssimas tem sido capaz de interpretar as linhas orientadoras do projeto Escolas Academia Sporting e tem entregue a sua experiência e os seus conhecimentos de forma inexcedível aos nossos alunos.
Aos nossos craques, a minha última referência pois são eles os principais destinatários do nosso trabalho e são eles que nos dão a possibilidade de nos sentirmos úteis naquilo que fazemos.
Um grande abraço para todos!
Carlos Bacalhau
(Coordenação Executiva EAS Barrosa-Benavente)
* - 1º torneio de futebol infantil do JU Figueirense,
Sem comentários:
Enviar um comentário