quarta-feira, 26 de junho de 2013

[Sub9] - Torneio de Verão, 22 de junho 2013

Chegando ao final de mais uma época desportiva, realizou-se no campo de jogos da Barrosa a última actividade do ano para os nossos alunos, actividade esta em forma de torneio em que participaram em conjunto, para alem da nossa turma sub9, a Associação Recreativa do Porto Alto, a Águias de Alpiarça e a Olivais Sul Academy. Presente esteve também o calor e o sol, numa manhã de excelentes condições para a prática desportiva.

Concretizando em termos de etapa de ensino uma última unidade de desenvolvimento planeado, a presente atividade teve como objectivos, por um lado, a possibilidade dos alunos usufruirem de oportunidades nas várias posições, apresenta-se nesta fase de formação, uma das únicas ocasiões ao longo da sua preparação. Por outro, um objectivo mais específico de transição entre a forma organizativa Gr+4x4+Gr e a forma de jogo superior (Gr+6x6+Gr), importante para todos os alunos mas em particular para os alunos de segundo ano. Deste modo, dentro das regras e formalidade deste tipo de torneios, os nossos alunos estiveram em jogo na estrutura Gr+5x5+Gr, realizando jogos de 30 minutos divididos em duas partes, o que proporcionou, apesar do elevado número de alunos (um óptimo indicador para o grupo), um tempo adequado de prática efectiva aos alunos.

Ao nível do jogo, onde foram introduzidas algumas alterações estratégicas e de comportamentos com base nos princípios de jogo, procedimentos base previstos pelo aumento das dimensões do campo, numero de jogadores, entre outros factores, apresentaram de modo geral uma prestação positiva e com boas perspetivas de evolução no futuro. Iniciando com um jogo em que a concentração ofensiva e defensiva estiveram em elevados níveis, uma superior percentagem em posse de bola potenciou várias oportunidades de finalização, uma construção de processo ofensivo variada entre os corredores e com forte utilização de todo o espaço em campo, assim como um ajuste ao nível das coberturas defensivas, que resultaram em poucas oportunidades de golo para a equipa adversária. O segundo jogo, mantendo um carácter ofensivo de bom nível, resultando pelas características de jogo em alguns bons momentos de ataque rápido, no processo defensivo, destaca-se um menor controlo após perda de bola nas saídas de bola da própria equipa, e fraca aproximação rápida ao portador da bola. Por último, num terceiro jogo, marcado pelo equilíbrio geral com picos de qualidade de ambas as equipas ao longo do tempo de jogo, iniciando com alguns problemas ao nível das coberturas ofensivas que em perda de bola proporcionou situações de ataque em inferioridade numérica. Conseguindo resolver este problema, o jogo subiu de nível e em momentos de ataque organizado e ataque rápido, o jogo alcançou um equilíbrio de grande nível. Sobressalto ainda em todos os jogos a adequada apropriação à intensidade imposta quanto aos níveis fisiológicos e cognitivos.

Quando aos resultados estes marcaram a terceira posição, num torneio que foi ganho pela equipa da Associação Recreativa do Porto Alto.

Este importante torneio contou com a alegria e participação dos alunos (algum deles pela primeira vez), Francisco Faria, Francisco Ferreira, Guilherme Martins, Henrique Ranhola, Miguel Dias, Miguel Granada, Rodrigo Fradique e Daniel Neves, Pedro Vicêncio, Carlos, Gonçalo Louro e Miguel Travassos.

Os pais, como foi hábito ao longo de toda a época em momentos de jogo, treino, informais, vitórias e derrotas, contribuíram para o sucesso da formação dos seus campeões, demonstrando um comportamento exemplar, participativo e motivador. Comprometidos com a prática dos seus campeões, não a comprometeram, dando-se pelo contrário fortes referências.

A todos os Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário