terça-feira, 14 de maio de 2013

[Sub9] - Campeonato Distrital Traquinas AFSantarém


Dando lugar as últimas três jornadas da primeira volta do Campeonato Distrital de Traquinas, a tarde do último sábado, calorosa mas agradável para a prática, reuniu desta vez as várias equipas no Estádio Municipal Prof. José Peseiro, em Coruche, colocando a nossa equipa em confronto com o Sport Lisboa e Cartaxo, a Associação Recreativa do Porto Alto e o União Futebol Clube de Almeirim.

Já mais habituados à formalidade que este tipo de encontros exige, os nossos alunos, na estrutura habitual de Gr+4x4+Gr, com jogos de 30 minutos divididos em duas partes, usufruíram de experiências diversas, onde, incorporando momentos menos positivos em termos de resultados como diferenciação em relação ao insucesso e aos conceitos que nestas idades se tornam importantes consolidar de forma saudável, os nossos campeões fizeram-no junto da sua equipa, em que apesar de difícil em alguns momentos se torna uma necessidade. Assim, a união e convívio foram visíveis e saudáveis, mantendo o comportamento exemplar que apenas por momentos, alguns pela inquietante vontade de jogar, não se fez sentir. A tarde contou deste modo com a alegre participação dos alunos Francisco Faria, Francisco Ferreira, Guilherme Martins, Henrique Ricca, Henrique Ranhola, Miguel Dias, Pedro Vicêncio, Rodrigo Fradique e Daniel Neves.

Vivenciando jogos com elevado grau de equilíbrio entre as equipas, com relativa superioridade qualitativa das equipas em atividade nos primeiros dois jogos, o que se fez sentir negativamente nos resultados (ainda que de uma forma ligeira), este não foi motivo de menor qualidade da nossa parte, potencializando nos jogos conteúdos provenientes do processo de aprendizagem com evidente evolução relativamente aos comportamentos coletivos de transição ofensiva e adequados níveis de circulação de bola. O terceiro jogo, devido a forma excessivamente focalizada na finalização a todo o custo por parte da equipa em atividade, conduziu a que o nosso jogo não apresenta-se a qualidade dos jogos anteriores. Salientando contudo a maior posse de bola, o que não resultou em mais golos devido a elevadas lacunas na fase de finalização.

Potenciadas que são estas as idades e em que a plasticidade neuronal e assim de aquisição de comportamentos motores que irão no futuro emergir nos nossos jovens comportamentos o mais adequados possíveis as diversas situações de jogo, com especificidade nos constrangimentos do mesmo, estas são assim idades de experiências variadas, posicional e emocionalmente, sendo que o ambiente competitivo, a aprendizagem em jogo, não pode estar fora desta variedade a vivenciar. Para tal é preciso, desejável e pedagógico que todos alunos, de forma equitativa (aproximadamente 30 minutos de tempo efetivo de prática) e sobretudo adequada às suas potencialidades dentro do que é uma equipa e uma performance global, praticar e errar para que possa evoluir como atleta e jovem. Neste processo, os pais estão certamente dentro e ativamente presentes. Para os pais dos nossos campeões esta é uma realidade inerente e saudável, dando apoio e motivação de forma incansável e extremamente positiva.

A todos os Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário