sexta-feira, 3 de maio de 2013

[Sub9] - Torneio José Peseiro, 1 de maio.


Num feriado marcado pelo bom tempo meteorológico e assim boas condições para a prática desportiva, os alunos nascidos em 2005 reuniram-se em Almeirim perto das 15 horas, para participar na fase de apuramento do Torneio José Peseiro, composta por 4 jogos, o que nos colocou em atividade com as equipas: CADE, União de Almeirim, Grupo Desportivo de Benavente e ainda o Núcleo Sportinguista de Rio Maior.

Estruturado sob a forma de jogo usual para estas idades, ou seja, Gr+4x4+Gr, com jogos de 30 minutos (15’+15’), os quatro jogos formularam 120 minutos de prática global o que tendo em conta a igualdade de oportunidades e tempo efetivo de prática, potenciou a cada aluno aproximadamente 85 minutos de envolvência na competição e aprendizagem formal em jogo.

Marcando a prática deliberada a obtenção de níveis superiores de prática no futuro, idades mais jovens são janelas de oportunidade do desenvolvimento global do atleta, para a construção da sua aprendizagem no futebol. Assim, a maior amplitude de experiências ao nível do treino e competição, levam mais facilmente a obtenção de competências mais diversificadas e completas, experiências que com o tempo vão ser cada vez menores, pela exigência da competição e grau de especialização que se exige. Nesta lógica, esta foi sem dúvida uma atividade rica em variação de posições em campo e assim de comportamentos técnico-táticos.

Aliando a um espírito desportivo saudável, contribuiu a presença dos alunos Henrique Ranhola, Miguel Dias, Miguel Granada, Pedro Vicêncio, Rodrigo Fradique, Daniel Neves e Alexandre Abrantes.

Apesar de, na globalidade, os resultados não se mostrarem os melhores, finalizando a tarde com uma derrota menos motivadora, os comportamentos testemunharam concentração tática (com algumas exceções), uma resposta fisiológica positiva, nivelando a avaliação contínua dos nossos jovens em jogo numa maior circulação de bola.

Depois de uma medalha para todos os alunos e de um ponto positivo para a organização, os pais foram também eles exemplares na forma como apoiaram os seus campeões.

A todos, os Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário