terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[Liga Metlife] - sub9 (2005) = 1ª e 2ª jornada


Atingidos por um autêntico ambiente desportivo, em que o bom tempo também não quis deixar de estar presente, uma agradável tarde de sol deu as boas vindas a mais uma Liga MetLife. Encontros que já marcam presença pela sua tradição nas atividades anuais dos alunos das Escolas Academias Sporting. Assim sendo, deu-se este fim-de-semana mais um arranque desta iniciativa que tudo tem para correr bem, e claro (…) estar ao dispor do desenvolvimento dos nossos jovens campeões.

Reunidos no Complexo Desportivo da Barrosa, Benavente, junto das 15:00 horas iniciaram-se, em simultâneo, diferentes jogos (4+4) a contar para a Liga em questão. Marcados pelo normal sorteio que nestas ocasiões dita a ordem dos jogos, este foi um fim-de-semana que, no decorrer da primeira e segunda jornada colocou-nos em confronto com a EAS Póvoa Santa Iria e EAS Loures, respetivamente.

Organizados numa estrutura de Gr+4x4+Gr, com jogos de 40 minutos (2x20 minutos), como dita o regulamento da prova, a atividade, possibilitou aos nossos jovens elevados tempos de prática (aproximadamente 50 minutos por atleta em 80 possíveis de tempo em programa). Aferiu-se aprendizagens e comportamentos, assim como, de modo formativo, se apresentou como um reforço dos conteúdos na integração inerente ao próprio processo de treino em ambiente competitivo.

Perante bons níveis de organização e sentido posicional por parte dos nossos alunos, acompanhado de bons níveis de concentração, o primeiro jogo foi marcado pelo equilíbrio e intensidade imposta por ambas as equipas. Demonstrando bons comportamentos técnico-táticos nos vários momentos do jogo, este foi um jogo que podendo tender para os dois lados, acabou por dar a vitória ao adversário (EAS Povoa Santa Iria). 

Não perdendo a motivação e mantendo a concentração anteriormente demonstrada, o segundo jogo iniciou-se com bastantes golos da nossa parte o que se traduziu de seguida em individualismo nos comportamentos técnico-táticos. Contudo, e após o intervalo e confrontados com a situação é de salientar a excelente resposta às indicações do treinador, entrando na segunda parte e retomando os padrões maioritariamente demonstrados que culminaram na vitória.

Tanto no treino mas sobretudo em determinadas atividades, a formalidade que em tudo tende a aproximação progressiva ao que no em última instância nos reflete o espetáculo desportivo no futebol, é um fator que deve, gerido e manipulado de forma educativa e sem causar pressões, ansiedade e assim medo de errar, estar presente e envolvido no desenvolvimento de jogador e sobretudo do jovem. Neste âmbito, e não menos importante que o anteriormente falado, registou-se em todos os alunos uma excelente resposta ao ambiente criado, ao respeito pelas regras, pelo árbitro e adversários.

Participaram, com uma entrega enorme, os nossos alunos, Daniel Neves, Francisco Faria, Guilherme Martins, Miguel Dias, Miguel Granada, Francisco Ferreira, Pedro Vicêncio e Rodrigo Fradique.

Tudo isto não poderia acontecer sem o decisivo papel dos pais que, motivados e motivadores, desempenham exemplarmente um dos determinantes mas importante na prática de atividade física, a aprovação e apoio social em geral e em particular dos pais no âmbito do desporto infanto-juvenil.

Parabéns a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário